top of page

Como Criar um Plano de Negócios com o Modelo Canvas

  • Foto do escritor: Marco Negrão
    Marco Negrão
  • 24 de ago. de 2024
  • 5 min de leitura

Crie seu Plano de Negócios e entenda o que é o Modelo Canvas e como ele pode transformar sua estratégia empresarial. Guia completo e prático.

Modelo Canvas de Negócios

O Modelo Canvas de Negócios é uma ferramenta amplamente utilizada por empreendedores e gestores para planejar, desenvolver e analisar estratégias de negócios. Ele foi proposto por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur em seu livro "Business Model Generation" e é uma representação visual que ajuda a entender e descrever como uma empresa cria, entrega e captura valor. Aqui está uma explicação mais detalhada de como o Modelo Canvas de Negócios funciona e qual é a sua importância:


Importância do Modelo Canvas de Negócios para as Estratégias do Empreendedor

Diferente do modelo tradicional de nove blocos proposto por Alexander e Yves, no modelo SincPlanner existem dez blocos. Esta decisão de adicionar mais um bloco veio da necessidade de ter clareza sobre qual é o propósito pessoal do empreendedor que sustenta o negócio.

O modelo oferece excelentes benefícios para o desenvolvimento e execução de estratégias:

  • Foco no Propósito: Define um espaço que é apenas seu, permitindo clareza em saber quais são as reais intenções em abrir um negócio.

  • Clareza Visual: Ele fornece uma representação visual clara do negócio, o que facilita a comunicação e o entendimento das estratégias.

  • Atenção ao Cliente: Ajuda a perceber a necessidade do cliente, garantindo que a empresa esteja atendendo às demandas do mercado.

  • Identificação de Oportunidades: Permite identificar oportunidades de crescimento, inovação e diferenciação no mercado.

  • Avaliação de Viabilidade: Ajuda a avaliar a viabilidade do modelo de negócios e a identificar possíveis desafios e riscos.

  • Comunicação Interna e Externa: Facilita a comunicação tanto internamente, entre membros da equipe, quanto externamente, com parceiros e clientes.

  • Acompanhamento e Melhoria Contínua: O Modelo Canvas pode ser atualizado e revisado à medida que a empresa cresce e evolui, permitindo uma adaptação às mudanças que forem surgindo.

Como usar o Modelo Canvas de Negócios

Plano de Negócios: Como usar o Modelo Canvas de Negócios

Agora que você entendeu a importância de se ter estratégias bem definidas para visualizar seu negócio de forma clara, chegou a hora de pôr a mão na massa e criar o seu Plano de Negócios SincPlanner. Lembre-se de baixar a planilha através do formulário no final desta página. Assim, você conseguirá praticar bastante com todas as ferramentas de SincPlanner.


Utilizaremos como exemplo de preenchimento o modelo da yellowfotografia.com, um negócio de fotografia e produção audiovisual que presta serviços para o ramo corporativo empresarial:


1. Propósito

A melhor pessoa que conhece você é você mesma, só você sabe quais são suas reais intenções em abrir um negócio. Neste bloco é muito importante que você seja sincera ou sincero consigo mesmo, este espaço é apenas seu, é nele que você vai dizer para o Universo o que você quer de verdade.


Exemplo: Ser feliz, trabalhar por conta própria, ser próspero, ter mais qualidade de vida, fazer com que pessoas e negócios prosperem cada vez mais.


2. Segmentos de Clientes

Qual público você vai atender? Para quem você vai entregar soluções? Definir o nicho de clientes vai fazer você ter mais foco e aplicar energia no tipo de público que realmente está precisando dos seus produtos ou serviços.


Exemplo: Empresas de pequeno, médio e grande porte em busca de serviços de fotografia e produção audiovisual para marketing e comunicação. Agências de publicidade que necessitam de conteúdo visual de alta qualidade para suas campanhas. Empresas que realizam eventos corporativos.


3. Proposta de Valor

É o motivo pelo qual o seu público escolhe seu negócio. Que soluções você pode oferecer para atender às necessidades dos clientes? Qual aspecto fará com que um cliente escolha seus serviços para resolver os desafios que o afligem?


Exemplo: Qualidade em todos os nossos serviços, profissionalismo nas atividades desempenhadas, pontualidade e agilidade na entrega, preço justo e compatível com o mercado.


4. Canais

Como seu negócio se comunica e alcança o público para entregar sua proposta de valor? Os canais de comunicação, venda e distribuição compõem a interface do negócio com os clientes.


Exemplo: Website como porta de entrada, plataformas de e-mail, formulário e WhatsApp para a comunicação e negociação, presença nas redes sociais para compartilhar o portfólio e promover o serviço, plataforma de hospedagem na nuvem para entregar os produtos digitais.


5. Relacionamento com Clientes

Definir como será o tipo de relação com os clientes é fundamental para a continuidade e sucesso do negócio. Reflita o seguinte: O cliente te encontrou, ótimo! Pediu um orçamento, perfeito! Contratou seu serviço, melhor ainda! E agora, como eu faço para ele voltar? Será que ele vai indicar meus serviços para alguém?


Exemplo: Abordagem personalizada para entender as necessidades individuais de cada cliente. Comunicação ativa e acompanhamento ao longo do projeto. Pós-venda com a entrega de produtos finais e suporte contínuo, se necessário.


6. Fontes de Receita

Como o seu negócio vai ganhar dinheiro? Se você é o coração do negócio que sabe como tudo deve funcionar e o cliente é o pulmão que vai te abastecer para que você respire naturalmente, então, as Fontes de Receita serão as suas artérias e vias respiratórias que farão com que o dinheiro chegue até você, ou seja, de que forma o dinheiro vai chegar.


Exemplo: Através de pagamento único após a entrega do produto, faturamento conforme procedimento do cliente, parcelamento no cartão de crédito, pagamento recorrente resultante de contratação de pacotes mensais.


7. Recursos Principais

Quais são os ativos e recursos necessários para fazer o negócio funcionar? Isso inclui recursos humanos, financeiros, tecnologias, equipamentos ou propriedade intelectual.


Exemplo: Direção administrativa, direção artística, fotógrafo, videomaker, software de edição, estúdio fotográfico com os equipamentos, smartphone, plataforma de criação e hospedagem de website e e-mail, INPI e veículo.


8. Atividades-Chave

Quais são as atividades essenciais que a empresa precisa realizar para entregar sua proposta de valor e gerar receita? Nesta etapa você vai definir para o seu público o que você faz. Entenda este momento como a definição dos processos produtivos e não dos produtos em si.


Exemplo: Produção fotográfica corporativa, produção audiovisual institucional, planejamento e gestão de projetos de comunicação.


9. Parcerias Principais

Quais são as parcerias estratégicas necessárias para o sucesso do negócio? Isso pode incluir fornecedores, parceiros de distribuição, terceirização, etc. Ter consciência de que parceria é uma via de mão dupla, ou seja, um negócio ajudando o outro, nos permite entender que não sobrevivemos sozinhos na jornada empreendedora.


Exemplo: Locadora audiovisual, cinegrafista freelancer, empresa de manutenção de equipamento fotográfico, motoristas de App e plataformas WIX e Canva.


10. Estrutura de Custos

Quais são os custos mais importantes envolvidos na operação do negócio? Para simplificar e facilitar o entendimento, você deve olhar para o modelo de negócios que preencheu até agora e identificar quais processos geram gastos.


Exemplo: Produção, fornecedores, equipe, equipamentos, marketing e distribuição.


Percebeu que a visão que você tinha sobre o seu negócio mudou após a conclusão do seu modelo? Isso é normal acontecer. Olhar o negócio sob uma nova perspectiva, amplia a visão e faz a gente enxergar novos caminhos a serem percorridos.

Faça tudo com calma dando um paço de cada vez, saber definir as estratégias do negócio te dará um norte mais seguro e mais assertivo.


O Modelo Canvas de Negócios SincPlanner é uma ferramenta valiosa para empreendedores e gestores, pois ajuda a criar e ajustar estratégias de negócios de forma mais eficaz, tornando-as mais claras e orientadas para o sucesso. Ele é uma parte fundamental do processo de planejamento estratégico e pode ser usado em qualquer estágio do desenvolvimento de um negócio.


Próxima aula

Se você chegou até aqui, parabéns! Continue explorando nossa próxima aula sobre "O que é MEI: Como Cadastrar as Principais Informações", você irá aprender qual a importância de agrupar as informações básicas do negócio em um único local e como elas poderão te ajudar na otimização da comunicação com os clientes. Boa leitura :)


Se tiver alguma dúvida em relação a SincPlanner, não hesite em entrar em contato via DM por aqui. Responderei assim que possível com todo prazer.


Cadastre-se no formulário abaixo e confira seu e-mail para baixar a planilha. Tenho certeza de que ela será muito útil para você e seu negócio.

bottom of page